terça-feira, 31 de março de 2009

Níveis da escrita segundo Emília Ferreiro

Nível um ou pré-silábica – no início a criança garatuja, desenha sem figuração e mais tarde desenhos com figuração, ocorre o registro de símbolos e pseudoletras misturados com letras e números.

Pré-silábico II – onde a criança já diferencia letras e números, desenhos ou símbolos e reconhece o papel das letras na escrita. Utilizando no mínimo duas ou três letras para poder escrever. Reproduz os traços da escrita (imprensa ou bastão ou cursiva).

Nível dois ou intermediário – a criança acredita que as letras não se repetem e começam a desacreditar de sua capacidade e recusa-se a escrever.

Nível três ou silábico – a criança readquiriu a confiança em si mesma e começa fazer seus registros baseados na reposição de que cada sílaba corresponde a uma letra, mas ainda assim não consegue ser entendida.

Nível quatro ou silábico-alfabético – convivem as formas de corresponder os sons as formas silábicas e alfabéticas e a criança escolhe as letras ou de forma ortográfica ou fonética.

Nível quinto ou alfabético – a criança constrói o sistema lingüístico e compreende sua organização, apresentado características tais, como a compreensão da longevidade de base alfabética da escrita, conhecendo o valor sonoro convencional da maior parte das letras e juntando-a formando sílabas, já distingue letras, sílabas, palavras e frases.

Um comentário:

  1. Fantástico...Parabens pra nós educadores e obrigada a Deus por existir Emília Ferreiro..Prof. Solia da Roza

    ResponderExcluir